Doação de Sangue!



Doar sangue é um ato de caridade? Nós, espíritas, estamos conscientes da grandeza deste ato?

Veremos então. Se eu considero que uma determinada pessoa necessite de uma transfusão de sangue em função de uma cirurgia ou qualquer outro procedimento que seja urgente para lhe salvar a vida. Entende-se que isso pode acontecer a qualquer um de nós, em qualquer lugar desse planeta. E, se eu entendo que essas necessidades só são supridas com a doação de sangue, então concluo que esse ato é Cristão, caridoso e humilde, pois quem doa, normalmente, não sabe para quem está doando.

Como explicar, sob o ponto de vista espiritual, ser precisa a comunicação constante da mídia, convocando a população para se engajar na prática grandiosa da doação?

A Doutrina Espírita ensina que vivemos em um planeta, denominado de provas e expiações, correspondente a uma estância importantíssima, destinada ao nosso aprimoramento e aprendizado espiritual, desde que nos encontramos em uma fase incipiente na evolução do espírito, transitando essencialmente pelas trilhas da ignorância, presos ainda às algemas do desamor, cativos da insensibilidade e subjugados à tirania do egoísmo avassalador.

“Há numerosos companheiros da pregação salvacionista que, de bom grado, se elevam a tribunas douradas, discorrendo preciosamente sobre os méritos da bondade e da fé, mas, se convidados a contribuir nas boas obras, sentem-se feridos na bolsa e recuam apressados, sob disparatadas alegações. Impedimentos mil lhes proíbem o exercício da caridade e afastam-se para diferentes setores, onde a boa doutrina lhes não constitua incômodo à vida calma. Efetivamente, no entanto, na prática legítima do Evangelho não nos cabe apenas gastar o que temos, mas também dar do que somos.” (Fonte Viva, Francisco C. Xavier, Ditado pelo Espírito Emmanuel, 53-Na Pregação)

E, em nosso íntimo, ressoarão as palavras do nosso querido Mestre Jesus: “Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mateus 25:40).

Comentários

Postagens mais visitadas