MORAL X INTELIGÊNCIA
Em “O Livro dos Espíritos“, no capítulo que trata da Lei do Progresso, encontramos ensinamentos preciosos sobre o progresso intelectual e moral do Espírito.
Vemos, ali, que é necessário haver progresso intelectual do Ser para ele se aperfeiçoar. Esse progresso de inteligência é que lhe vai permitir a compreensão do Bem e do Mal, e, então, poder fazer escolhas, usar seu livre-arbítrio.
Não vemos as crianças, por exemplo, apresentarem as mais ingênuas dificuldades em distinguir o certo do errado? Isso demonstra claramente que temos que aprender, ganhar experiência, para podermos fazer boas escolhas. Eis por que o Espiritismo convida-nos, constantemente, ao estudo.
E para que tenhamos novas percepções da realidade, para que possamos ver além do horizonte, possamos compreender nossa realidade, a realidade do Espírito e de sua imortalidade. Precisamos então sempre continuar estudando. Sempre! Quando, por exemplo, nosso estudo dirige-se as lições de Jesus, para bem compreender suas mensagens precisamos fazer uma imersão nos fatos históricos em que está inserido o advento do Messias.
Nos ensinamentos de Jesus encontramos uma riqueza impar, única, de sabedoria e moralidade. Muitas vezes, no entanto, deparamo-nos com algumas passagens do Evangelho em que o sentido nem sempre está muito claro. Então, precisamos ler novamente, refletir, para chegar a uma conclusão. Para isso, muitas vezes, é necessário um conhecimento dos costumes da época, das tradições, da organização social daquele período, etc. Essa “jornada no conhecimento humano “é muita rica, é muito bela, é fascinante, e pode nos levar a outros níveis de entendimento, nunca antes concebidos”.
Conhecimento é felicidade! Aos espíritas, o convite de Kardec: “Amai-vos e instruí-vos“. Estudando, teremos, então, a oportunidade única de adentrar a esse universo, ter a felicidade de poder estudar a história do povo hebreu, estudar o cenário por qual percorreu Jesus, o Rabi da Galiléia, estudar o “palco “onde suas palavras foram sublimemente pronunciadas para se imortalizarem no tempo”.
Essa trilha despertará em nós o prazer pelo estudo e a verdadeira compreensão das lições inesquecíveis de nosso Mestre, e nos impulsionará em direção ao Bem.
Somos viajantes da eternidade, e dentro de nós reside à consciência de que somos SERES ESPIRITUAIS em ascensão, no roteiro da paz, da harmonia e da PERFEIÇÃO.
Fonte: Feesp
Comentários
Postar um comentário