Qual a importância da Mocidade/Juventude Espírita?
No mundo de hoje, os jovens devem ser orientados de como se comportar diante de muitas situações, e a função das Mocidades Espíritas é criar um espaço para o jovem ter um estudo orientado da Doutrina Espírita. Criamos esse site, com o intuito de valorizar os jovens na Casa Espírita, mostrando que são muitas, as oportunidades oferecidas de estudo e orientação à cada um deles. É importante que o jovem saiba se educar e encontrar na Doutrina Espírita uma maneira de trilhar o caminho do bem.
O que é uma Mocidade Espírita?
A Mocidade é o Núcleo de Trabalho do Instituto do Jovem que irá atender, acompanhar e direcionar o jovem, a partir de 12 anos, nas atividades da Casa Espírita, bem como propiciar trocas de experiências e oportunidades de contribuições dos jovens para a própria Mocidade e para o Centro Espírita que estão vinculados.
Propõe em seu trabalho, cursos, atividades práticas, oficinas de arte e recreação, atividades de reforma íntima e alegria cristã que visam enriquecer o patrimônio espiritual do jovem e prepará-lo para as atividades do Centro Espírita, fortalecendo-o na atual encarnação. Sendo ainda um núcleo onde formará amigos/companheiros para a sua jornada terrestre.
“A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o esquecimento do passado é completo; este não existe mais, e todas as suas potências estão voltadas para o futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse prefácio da vida humana [...].”
(Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p. 200).
Objetivos
- Traçar diretrizes seguras, dentro do Evangelho de Jesus, a fim de que, através da sua formação moral, seja o jovem a base de uma sociedade mais humanizada e feliz.
- Acompanhar o desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem, proporcionando estudos doutrinários e atividades práticas;
- Estimular o jovem ao trabalho no bem, e à iniciativa da autoeducação;
A importância da mocidade espírita para o jovem
“[...] Realçamos o papel preponderante das Mocidades Espíritas, que se avolumam no cenário da pátria e se constituem em alicerce sólido contra as investidas do mal. A assistência dos bons espíritos, incluindo a orientação dos guardiões pessoais, é ostensiva nas reuniões da galera jovem. Os temas são tratados na sua linguagem usual; a abordagem é feita na medida exata da sua compreensão; o clima astral é leve, alegre e descontraído.”
(Luiz Sérgio, O que os jovens podem ensinar?, p. 31).
Juventude e Jesus!
Quando essas duas forças estiverem integradas, à daqueles que tudo desejam realizar, com audácia nem sempre refletida, mas honesta, com a aquele que tudo podia operar e limitou-se a cumprir a vontade do Pai, que O enviara, então, teremos conquistado com base nos Códigos Supremos da vida e da alma, o eloquente progresso, desde há tanto anelado. A Juventude, vitalizada pela mensagem de Jesus, será imbatível e incorruptível força progressista, dirigindo para a perene ventura todos quantos tiverem aproveitado os tempos juvenis, para a sementeira, nos seus próprios rumos, das luzes do trabalho e do amor, como Ele ensinou.”
(Ivan de Albuquerque, Cântico da juventude, 2. ed., p. 25-26).
Estudo
As aulas serão ministradas, preferencialmente, com a valorização do estudo em grupo.
“Tanto para os jovens como para os adultos o estudo em grupo é o mais eficiente até porque nós não podemos esquecer que na base do Cristianismo, o próprio Jesus desistiu de agir sozinho, procurando agir em grupo”.
(Francisco Cândido Xavier e Emmanuel, A terra e o semeador, 5. ed., p. 80-81).
Fonte: http://www.ojovemespirita.com/2012/08/a-importancia-da-mocidade-espirita.html
Comentários
Postar um comentário