Ação Social na Doutrina Espírita?
O objetivo deste
estudo é refletir sobre a ação social. Sendo assim, a nossa peça oratória
comportará uma visão histórica do termo, a estruturação da Assistência Social
no Centro Espírita Ismael e os subsídios que a Doutrina Espírita nos oferece
para praticá-la a contento.
CONCEITO
Assistência – do lat. Assistentia. Ato ou efeito de assistir a alguma
coisa.
Assistência Social – Conjunto de medidas – reforço alimentar, creche, serviços de
saúde etc – através das quais o Estado procura atender a certas necessidades
das pessoas que normalmente não dispõem de meios para fazer frente a elas,
ainda que em nível mínimo. (Dicionário de Ciências Sociais)
Voluntário – Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou
o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica
parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades,
organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos...”
HISTÓRICO
O fato de na
antiguidade não haver asilos nem orfanatos como os encontramos hoje, não é
motivo para afirmarmos que a Assistência Social não existia. Registros
históricos mostram que os Egípcios – 5000 anos a.C. –
respeitavam o próximo e reverenciavam os mortos, os Babilônios –
3000 anos a.C. – dispensavam consolo aos aflitos e não separavam os casais de
escravos, os Hindus (na pessoa de Buda) – 600 anos a.C. –
ensinavam por parábolas a tolerância, a igualdade e a bondade e os Chineses (pela
influência de Confúcio) – 600 anos a.C. – ensinavam a bondade e a lealdade, a
fim de se alcançar um ideal superior.
Afigura-se que somente depois da aceitação do Cristianismo como religião
legal é que os povos do passado trataram de organizar instituições de
assistência com caráter oficial e permanente. Com Jesus Cristo a assistência
resplandece em cada ato, como está gravado nas páginas do Evangelho, abrangendo
o tríplice sentido de universalidade:
1) alcança a todos os homens: escravos,
inimigos e perseguidos;
2) estende-se além do campo material, atendendo também
às necessidades morais e espirituais, visando ao mesmo tempo o corpo e a alma;
3) penetra todas as instituições, dilatando o conceito de justiça e de
fraternidade.
O Evangelho de Jesus dá a base para a verdadeira caridade e amplia o
conceito de amor ao próximo, conforme se depreende dos ensinos: O
Bom Samaritano (Lucas X: 25-37); “Tudo o que quereis que os homens vos façam,
fazei também a eles...” (Mateus VII:12); “Tratai todos os homens como
quereríeis que eles vos tratassem.” (Lucas VI:31); O que é necessário para
salvar-se (Mateus XXV:31-46); O amor aos inimigos (Mateus V:43-47; Lucas
VI:32-36).
Com o surgimento da
Revolução Industrial (séc. XVIII), o Capitalismo (séc. XIX) e os avanços da
globalização na época atual, em que muitos empregos e ocupações foram se
extinguindo, o desemprego passou a imperar e com ele a necessidade daqueles que
têm mais auxiliar os que têm menos.
O Espiritismo, com Allan Kardec, traz nova luz à tarefa assistencial,
realçando a responsabilidade de seus seguidores pelo preceito “Fora da Caridade
não há Salvação”
Fonte: http://www.ceismael.com.br/
Por: Matheus Henrique
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