1º Princípio:



1° Princípio
.
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas (LE - Q.1).
.
Tais são os atributos (descritos no LE. Q.13; e na Gênese. Cap. 2. Item 9 a 14) :
.
📌 Deus é a suprema inteligência : A inteligência do homem é limitada, uma vez que não pode nem fazer e nem compreender tudo o que existe; a de Deus, abarcando o Infinito, deve ser infinita.
.
📌 Deus é eterno : quer dizer que não teve começo e nem terá fim. Se houvesse tido um começo, teria saído do nada; o nada não sendo nada, nada pode produzir; ou bem ele haveria sido criado por um ser anterior, e, então, esse ser é que seria Deus.
.
📌 Deus é imutável: Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam nenhum estabilidade.
.
📌 Deus é imaterial: quer dizer, que a sua natureza difere de tudo que chamamos matéria, de outro modo, não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.
.
📌 Deus é único: Se houvesse vários deuses, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder no ordenamento do Universo.
.
📌 Deus é todo poderoso: Se não tivesse o supremo poder, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto ele; não teria feito todas as coisas, e as que não tivesse feito seriam obras de um outro Deus.
.
📌 Deus é soberanamente justo e bom: A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas pequenas coisas com nas maiores, e essa sabedoria não permite duvidar da sua justiça, nem da sua bondade.

PASSAGEM EVANGÉLICA: "Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele." (Lc 18:17)
.
❓Sob que aparência se apresenta Deus aos que se tornaram dignos de vê-lo? Será sob uma forma qualquer? Sob uma figura humana, ou como um foco de resplendente luz? A linguagem humana é impotente para dizê-lo, porque não existe para nós nenhum ponto de comparação capaz de nos facultar uma ideia de tal coisa. (Revista Espírita .Maio de 1866. A visão de Deus. Allan Kardec).
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas