O auto conhecimento é de grande valia para o nosso aperfeiçoamento. Uma análise serena e honesta sobre nós próprios levantará os pontos que merecem ser modificados. (Jason de Camargo, Educação dos sentimentos. Cap. 11)
.
Apesar de nossa aptidão para analisar o mundo atual e comentar sobre ele, nos embaraçamos quanto à compreensão de nosso mundo íntimo.
.
Ou seja, precisamos reconhecer muitas das fragilidades e limitações que ainda possuímos, mal conseguimos falar de nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos, mal sabemos quem realmente somos.
.
E quando falamos de autoconhecimento também falamos de aceitação. Vale lembrar que cada encarnação tem razões ponderáveis e você descobrirá valores significativos em si próprio. Não queira ser outra pessoa. Valorize mais os pontos positivos que você possui.
.
Não é orgulho alimentar uma autoaceitação genuína e profunda, porque quando ela se alia à autoestima, mais eficientemente nutrimos sentimentos de vivacidade e contentamento, mais respeitamos nossa própria individualidade. Tanto isso é uma realidade que, no Evangelho de Mateus (13:44), Jesus assim se pronuncia:
.
O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo; o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que possui e compra aquele campo. (BÍBLIA. Bíblia de Estudo Almeida)
.
É bastante estimulante vivenciar a alegria de encontrar “tesouros” – às vezes, tão escondidos! – no próprio íntimo. Contudo, uma autoestima elevada nos permite transitar pela existência com maior satisfação.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas