O NATAL E A SOLIDARIEDADE
Na época de natal, a solidariedade emerge no meio social e muitos aproveitam a data para realização de atos concretos de caridade, a exemplo do que Jesus nos ensinou.
Contudo, não podemos nos esquecer de que a caridade não deve ficar restrita tão somente à época natalina. A caridade, a exemplo de Jesus, deve fazer parte naturalmente do cotidiano dos homens.
Jesus nos exorta que fora da caridade não há salvação! [8] A Doutrina Espírita tem nas festividades natalinas um poderoso reforço de reavivamento desta valiosa lição para toda a humanidade.
A caridade ensinada por Jesus deve ter origem no seio familiar, ensinada de pais para filhos, na formação do caráter de seres humanos de bem conforme nos direciona o Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. XVII, item “3"), ensinando já às crianças a importância conjunta da elevação moral do ser humano e do trabalho de cada um para a melhoria de todos, tanto espiritual quanto do ponto de vista material.
Nenhuma influência exercem os Espíritos dos pais sobre o filho depois do nascimento deste?
“Ao contrário: bem grande influência exercem. Conforme já dissemos, os Espíritos têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa.Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”
(Fonte: Livro dos Espíritos. Questão 208. Allan Kardec. FEB Editora.)
Natal é tempo de solidariedade. Com a aproximação do natal, o sentimento de solidariedade ganha força entre as pessoas. Nessa ocasião do natal, as ações e campanhas do bem se intensificam, chamando atenção para a relação entre natal e solidariedade e a necessidade de ajudar o próximo.
Quando lembramos que o verdadeiro significado do natal representa Jesus, voltamos o nosso olhar para a essência dos ensinamentos do Cristo e a beleza de sua luz no mundo. O capítulo 11 de O Evangelho Segundo do Espiritismo, Amar ao próximo como a si mesmo diz: “Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! Seus pés são leves, e ele vive como transportado fora de si mesmo”.
Se natal é luz também é oportunidade para ascender os melhores sentimentos dentro do coração, essa deve ser a grande mensagem de solidariedade que Jesus aguarda de todos nós. Que o natal e a solidariedade possam assim estar em total sintonia e para que ela aconteça que possamos nos abrir em desejo de sermos melhor, estendendo nosso olhar ao próximo em suas necessidades, deixando nosso egoísmo de lado para praticar o amor que existe em cada um.
Afinal natal é tempo de solidariedade!
Comentários
Postar um comentário