PORTAS ABERTAS!

O último livro que eu li leva o mesmo nome desse post: Portas abertas. Ele conta a historia da artista plástica Aline Campbell quando ela decidiu viajar pra Europa sem nenhum centavo no bolso. Isso mesmo. Nada nadinha.

Como ela conseguiu se manter lá durante mais de 90 dias sem gastar dinheiro? Através da boa vontade das pessoas. O objetivo dela com essa experiência não era mostrar que é possível viver sem dinheiro, mas sim que há mais bondade que maldade no mundo. Ela participa de um programa chamado Coaching surf onde você se disponibiliza a hospedar pessoas de graça e pode pedir hospedagem também. Além disso, ela se locomovia de uma cidade/pais para outra(o) pedindo carona.

Quando conto a historia do livro as pessoas elas sempre têm uma expressão parecida “Nossa! Mas não é perigoso? Eu não faria isso.”. É, realmente as grande maioria das pessoas não fazem esse tipo de coisa nem ajuda esse tipo de pessoa por medo. Infelizmente medo de fazer o bem. Hospedar uma pessoa e dar carona (ou se hospedar e pegar carona) são ações que necessitam que você confie na bondade do outro sem mesmo conhecer. Mas nos temos tanto medo do mundo, achamos que ele anda tão perigoso que isso nos impede de fazer o bem até mesmo com coisas menores como, por exemplo, abrir a porta de casa e dar um prato de comida quando há um morador de rua pedindo.

Sempre pensamos o pior: mas e se ele for drogado e me atacar? Mas e se ele for um ladrão querendo observar minha casa pra roubar? Sim, realmente o mundo anda muito perigoso, mas não podemos deixar que esse medo nos impeça de fazer o bem. Afinal “fora da caridade não há salvação”. Devemos tentar ajudar o próximo sem julgar, como Jesus fez. Muitas pessoas esquecem-se desses ensinamentos importantes no nosso dia a dia pegando como desculpa a violência para não ajudar as pessoas a nossa volta.

A violência existe, o perigo, a maldade também, mas isso não pode nos impedir de cumprirmos nossa missão para evoluirmos na terra. Afinal devemos “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Então abra suas portas! Seja um alguém mais receptivo com todas a sua volta. Ajude sem julgar, mas só por querer ajudar. Para assim termos um mundo com menos medos e mais amor!

(Ana Izabela Martins, 17 anos. Aracaju – Sergipe.
Lar Assistencial Cristo Consolador localizado na Farolandia.)

Comentários

Postagens mais visitadas