Movimento Jovem!

maxresdefaultDiante da crescente crise contemporânea, que se mostra cada vez mais desafiadora, aumenta  a necessidade de referências éticas e morais para a conduta humana, não mais pautadas em imposições arbitrárias nem em conceitos arcaicos e dogmáticos, mas no despertar da consciência e da consequente responsabilidade pela construção de um mundo melhor para todos.

Com relação aos jovens nunca houve, como na atualidade, tanta necessidade de oferecer-lhes roteiro seguro para uma existência digna, livrando-os a tempo das perigosas armadilhas que tentam capturá-los a todo custo, com as ilusões que lhes são impostas sob os disfarces e as máscaras da hipocrisia e de interesses obscuros.

Para os jovens, o enfrentamento dos desafios existenciais se mostra com significados peculiares, pois os adolescentes vivem uma natural crise de transição, requerendo especial atenção às suas necessidades e à educação dos impulsos que se lhes irrompem.

Recém-saídos da infância e ainda imaturos para as responsabilidades da vida adulta, anseiam por descobrir e trilhar novos caminhos, enfrentar problemas que os motivem no desenvolvimento de aptidões latentes, emancipar-se emocional e economicamente, estabelecer vínculos afetivos e sociais que os estimulem psiquicamente,...

Para que esse processo de transição e amadurecimento seja harmônico e seguro, é fundamental que os jovens cultivem um caminho espiritual, que aprendam e vivenciem valores e princípios elevados, e que convivam em ambiente saudável, favorável a uma adequada participação social.

Diante de tamanho desafio o Espiritismo mostra-se portador de excelente recursos iluminativos, dentre os quais a mocidade espírita, que é o setor específico da instituição voltado para os jovens, atendendo às suas necessidades e aspirações espirituais.

A impulsividade natural da mocidade pode e deve ser educada, sendo assim canalizada para finalidades nobres e evolutivas. Os jovens que recebem orientação espiritual têm preciosa oportunidade de trilhar, desde a mocidade, o rumo de realizações para uma vida significativa e feliz.

A inquietação, a insegurança, os questionamentos e o senso de rebeldia, próprios dessa fase da vida, podem ser bem solucionados, permitindo aos jovens realizações construtivas e renovadoras, desde que adequada e amorosamente orientados pelos irmãos mais experientes que os apoiam, segundo as diretrizes evangélicas.

Os jovens desempenham papel fundamental no movimento espírita, pois estão se preparando para serem os futuros dirigentes, servidores e colaboradores, dentro e fora da instituição.

Tudo o que os jovens possam aprender e vivenciar nas atividades espíritas é de grande relevância, pois aprimora-lhes o caráter, traz-lhes informações úteis à vivência dos postulados evangélicos e permite que transitem no mundo com maior seguraça, alegria e paz.slide_20Muitas atividades interessantes e motivadoras podem ser realizadas pelo movimento jovem, como estudos, cursos, debates, apresentações artísticas e culturais, ações sociais, trabalhos voluntários e participação nas diversas atividades doutrinárias desenvolvidas na casa espírita, bem como na comunidade a que pertence.

As moças e os moços, com o frescor de suas ideias e ideais, quando bem orientados revitalizam a seara espírita, trazendo esperança de dias melhores para a sociedade e para o mundo.

As ações espíritas juvenis, para atenderem às necessidades peculiares dessa fase da vida, precisam ser especialmente atrativas e interessantes. A participação direta da mocidade no planejamento e na elaboração das atividades pode contribuir muito para a motivação e melhor integração de todos.

Diante da situação crítica pela qual vem passando a juventude atual – reflexo da crise de transição planetária – torna-se urgente a possibilidade da convivência saudável na instituição espírita, oferecendo espaço e acolhimento aos jovens para que experimentem atividades gratificantes, no exercício da criatividade e fraternidade em clima de harmonia e paz, facilitando o desabrochar das virtudes e valores morais de cada um para o bem comum.

A Doutrina Espírita oferece valiosos recursos para a orientação dos jovens, os quais, reunidos e unidos em torno de um ideal comum, podem realizar-se nas tarefas grupais, desenvolvendo o senso de responsabilidade e participação comunitária, fundamentais para a edificação da sociedade saudável da Nova Era que se aproxima.

O centro espírita torna-se o espaço de convivência, de troca afetiva, de aprendizado de valores e princípios éticos, bem como de realizações práticas, no exercício da cidadania consciente que continuará por toda a existência física, e além...

Graças à contribuição do Espiritismo na melhoria dos seres humanos em todas as fases da existência, a mocidade converte-se em expressão viva da nova humanidade, pela participação ativa na edificação de dias melhores e mais felizes para todos os seres.

Fonte: http://www.uniaoespiritadepiracicaba.com.br/artigos/andre-paiva-salum/628-a-importancia-do-movimento-jovem

Comentários

Postagens mais visitadas