Natal: Que venha a nascer dentro de nós, Jesus.


Em Belém, naquela noite brilhava no céu uma estrela e nascia a luz de um mundo-amor.

Mundo novo, aonde cairiam por terra convicções antigas, leis impraticáveis e o destino dos homens mudaria para sempre rumo a evolução espiritual. O recém-nascido, filho de Deus, vinha com uma missão. Trazer o Evangelho, que nortearia o planeta em busca da regeneração, erguendo-se, depois de muitas voltas ao redor do sol ao patamar de um mundo feliz.

No natal a cidade enche-se de luz (e que ela, meus bons amigos não seja apenas a luz artificial).

Fiz uma breve pesquisa pelas redes sociais WhatsApp e face book. Dei de cara com a seguinte realidade. Nos dias atuais, se perguntarmos o que significa o natal para jovens entre 13 e 20 anos, a maioria responderá: Jantar com a família, árvore de natal, comprar roupa nova, ver parentes que não vejo durante todo o ano e poucos lembraram de dizer que no Natal é o nascimento de Jesus ou disseram como último item em suas colocações sobre o significado da data, mesmo que estes jovens se considerem Cristãos.

Para um grande número das crianças, significa um bom velhinho com seu inconfundível traje vermelho e barba branca que trará o presente pedido através de uma cartinha (esperada e planejada por todos os meses) e de cinco crianças que foram questionadas, 3 relataram que os pais passam o ano inteiro a dizer: - Se você não se comportar, não vai ganhar presente do papai Noel. (O bom comportamento está ligado a possibilidade de receber um presente no Natal? Sabemos que não!)

Pode-se observar que essa também é a época do ano onde muitos se juntam para ações de caridade. Distribuição de cestas básicas, presentes para as crianças das comunidades mais pobres, jantar para os moradores de rua, visita aos abrigos. Os corações realmente sensibilizam-se. Natal sempre é sinônimo de doação. Mas será que é apenas essa a doação que Jesus espera de nós?

“...Desejo compreendais bem o que seja a caridade moral, que todos podem praticar, que nada custa, materialmente falando, porém, que é a mais difícil de exercer-se.”
(Capítulo XIII do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 9, A caridade material e a caridade moral)

Se o sol todo dia nasce, porque não fazer das lições do evangelho um sol a despertar em nosso íntimo todas as manhãs? Porque não fazer com que Jesus venha a nascer em nossos corações e ações todos os dias?

E ao acender a luz da árvore de natal, ascendamos a luz da oração. Ao dar o alimento, daí também a tua energia sincera de amor, de gratidão por servir. Ao entregar o presente a uma criança, entregai também o teu coração. Estarás aí um dia, a verter lágrimas? Já estiveste?


A vida é eterno palco, a diversificar os personagens da nossa própria existência para que sejamos melhores.

Realiza a ceia de natal todo dia em tua casa (principalmente em tua casa interior). Que possamos presentear uns aos outros com a convivência, com a paciência, a benevolência e a benção do aprendizado mútuo. Veja seus parentes bem mais que nessa data, a família é aonde se encontram a maioria dos nossos amores e desafetos, reconcilia-te enquanto está a caminho, disse Jesus.

Alimentemos o corpo, mas alimentemos o espírito. Lembremos de exercer a caridade aqueles irmãos visíveis aos olhos, mas também da caridade da prece aos nossos irmãos desencarnados.

Que essa vontade de fazer o bem se estenda por todos os dias do ano, despertando-nos para a real necessidade de doar-se, de renovar-se e seguir festejando a oportunidade do melhoramento, o nascimento da nossa percepção para as imperfeições que carregamos.

Que seja natal hoje, amanhã e depois no mundo e a estrela nunca se apague, brilhe eternamente como o espírito imortal.

Camila Rabêlo, Grupo Espírita Irmãos Fraternos, Teresina – PI.

Comentários

Postagens mais visitadas