Horóscopo Epírita?



Folha Espírita – Fale-nos sobre sua dissertação sobre Astronomia e Pedagogia Espírita.

Ruy Gatto – Meu trabalho surgiu ao estudar a experiência pedagógica de Eurípedes Barsanulfo, no início do século XX, em Sacramento (MG). A Astronomia era uma das principais disciplinas ensinadas no Colégio Allan Kardec. Naquele tempo, Camille Flammarion destacava-se como o grande divulgador da Astronomia que, segundo ele, comprovava os princípios do Espiritismo, especialmente a sobrevivência do ser após a morte e a pluralidade de mundos habitados.

Nas aulas do Colégio Allan Kardec o livro Astronomia Popular, de Flammarion, e os binóculos que levavam o nome do astrônomo francês eram utilizados nas indispensáveis aulas ao ar livre, num método que guardava estreita relação com a pedagogia inspirada em Pestalozzi e, com certeza, também no ensino dos espíritos.

Na minha tese, parto da constatação de que nós, habitantes deste planeta, vimos evoluindo no conhecimento do mundo que nos cerca, saindo da concepção de um mundo fechado, pequeno, de interesses imediatos, para a sensação alucinante de que estamos em um universo cada vez mais amplo, mais variado e difícil de entender. Para isso, o Espiritismo tem uma contribuição enorme a dar, ao retomar a concepção de que somos, como dizia Flammarion, “cidadãos do universo”. Nossa condição de habitantes de uma esfera planetária nos coloca diante de uma perspectiva nova quanto à nossa origem e destino. As consequências morais de tal compreensão são imediatas, quando se adota tal perspectiva, como tiveram oportunidade de demonstrar na prática, cada um a seu tempo, Flammarion e Eurípedes.

FE – Por que escolheu essa temática?
Gatto – Um dos professores do curso de pós-graduação em Santos, Alessandro Bighetto, estava concluindo a sua dissertação de mestrado para a Faculdade de Educação da Unicamp sobre o educador Eurípedes Barsanulfo e o Colégio Allan Kardec, em Sacramento.

Conhecendo o trabalho de Bighetto, decidi quase que imediatamente qual seria o tema do meu trabalho de conclusão do curso de pós-graduação. O Colégio Allan Kardec foi fundado por Eurípedes logo em seguida à verdadeira crise provocada na cidade de Sacramento por causa da conversão de Eurípedes ao Espiritismo, que levou ao fechamento do Liceu Sacramentano.

Em meio à aflição de Eurípedes, ele recebeu a mensagem psicografada do Espírito de Maria, mãe de Jesus, incentivando-o a fundar e instalar em Sacramento o Colégio Allan Kardec, que seria, dizia ela, “acobertado no manto de meu amor”. E, além de pedir que fosse ensinado o Evangelho de Jesus, o elevado Espírito instruía Eurípedes, especificamente, a “instituir um curso de Astronomia”.

FE – As teorias espíritas acerca do Universo em geral e do nosso sistema em particular estão em conformidade com a ciência?

Gatto – Se soubermos compreender o Espiritismo e a própria ciência, veremos que ambos estão estreitamente relacionados e têm um caráter que passa pela nossa evolução moral, que, do ponto de vista espírita, nunca está dissociada do progresso material e tecnológico. Estando intimamente ligados (basta lembrar o tríplice aspecto da Doutrina), caminham lado a lado, e mesmo quando se vê a ciência tão restritiva no admitir o espírito, constata-se que as teorias e as descobertas científicas convergem, ainda que muitos o neguem, para o aperfeiçoamento do ser inteligente.


Fonte: http://blog-espiritismo.blogspot.com.br
Por: Matheus Henrique

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