Jesus e Oração!

A partir do levantamento de alguns dos registros em que nós encontramos Jesus Cristo orando, iremos para Lucas 5. Neste registro, bem como naqueles registros que se seguirão, é importante prestar especial atenção ao contexto, uma vez que irá permitir-nos ver as condições em que Jesus Cristo orou. Assim, a partir de Lucas 5:12-13, somos informados sobre a cura de um homem com lepra.

Então o versículo 15, falando em geral, diz-nos que, apesar de Jesus evitar a publicidade de seus milagres “o relatório sobre ele espalhou-se nas redondezas ainda mais, e grandes multidões se reuniam para ouvir, e serem curadas de suas enfermidades" (Lucas 5: 15). A partir dessa passagem, podemos concluir que Jesus estava muito ocupado com todas essas multidões chegando a Ele, e Ele com certeza era muito mais ocupado que muitos de nós. Realmente, nessas condições, quantos de nós teria tido tempo para orar? Mas vamos ver o que Jesus fez:

Lucas 5:16

Mas Ele retirou-se para o deserto para orar. ”

A palavra, "mas" que precede contrasta com o que segue. No nosso caso, o que precede esta palavra é a descrição de um muito ocupado Jesus Cristo. O que se segue, diz-nos que, apesar do fato de que Ele estava muito ocupado Ele retirou para o deserto e ali orava. Embora esta é uma afirmação muito importante e mostra a importância que Jesus Cristo deu à oração, ele não carrega toda a beleza da passagem correspondente do texto grego. No texto grego do tempo gramatical que é usado indica que algo foi feito várias vezes e de forma consistente no passado, em contraste com o tempo passado simples usado pela maioria das traduções e que pressupõe que algo foi feito no passado uma vez em um tempo específico. Assim, uma tradução mais precisa dos versículos 15 e 16 seriam:

Lucas 5:15-16

“A sua fama, porém, se divulgava cada vez mais, e grandes multidões se ajuntavam para ouvi-lo e serem curadas das suas enfermidades. Mas ele se retirava para os desertos, e ali orava. ”

Portanto, o que os versículos 15 e 16 descrevem não é algo que aconteceu apenas uma vez na vida de Jesus Cristo. Em vez disso, o que eles nos dizem é que Ele estava sempre muito ocupado, com multidões chegando a Ele, mas Ele também costumava ter tempo para orar. Em outras palavras, a oração era um HÁBITO de Jesus, algo a que Ele deu prioridade, mesmo quando Ele estava muito ocupado. Isto nos aponta por sua vez, a importância da oração. Essa importância é tão grande que Jesus Cristo, o Filho de Deus, costumava separar um tempo especial para isso mesmo quando Ele estava muito ocupado com outras atividades piedosas.

Além disso, indica que a questão da oração não é tanto uma questão de tempo, pois é uma questão de prioridades. Jesus Cristo tinha tempo para orar porque Ele decidiu ter tempo para isso. Todos nós, de uma forma ou de outra alocamos tempo para várias atividades. A questão, portanto, não é se temos tempo ou não, pois o dia tem o mesmo tempo para todos nós, que tinha para Jesus, ou seja, 24 horas. A pergunta a ser feita é qual a prioridade que a oração tem em nosso calendário diário? É a oração uma das nossas principais prioridades como foi para Jesus ou é algo que nós decidimos fazer depois que realizamos todas as nossas outras atividades, tais como trabalhar, ir à escola, jardinagem, assistindo TV, etc. dormindo? O exemplo de Jesus, em todos os registros da Palavra de Deus que se referem à oração, nos encorajam a fazer da oração uma prioridade em nossas vidas.

Assim, em vez de primeiro alocarmos tempo para as outras atividades e, em seguida, alocar as sobras tempo (se houver) para a oração, é melhor que primeiramente separemos a reserva de tempo para a oração e, em seguida, planejemos nossas outras atividades.

Fonte: http://www.jba.gr/

Por: Arthur Ayres

Comentários

Postagens mais visitadas