POLÍTICA NÃO SE DISCUTE?


Antes mesmo da resposta, consideremos primeiro a historicidade da Política. Surgiu na Grécia, devido as organizações das cidades – estados, para os gregos a política é uma organização natural de uma sociedade. É a arte de governar. E foi dessa organização que nasce a democracia, cujo significado é o povo no poder, em que o povo participa dos debates para melhor governo e exprimir os seus anseios.

Na Grécia antiga, nem todos participavam das assembleias devido ao receio da democracia. Assim a maioria dos habitantes das cidades eram excluídos dos debates, e só aqueles que tinha o direito à cidadania, que correspondia aos dotados de oratória e conhecimento de negócios públicos e habilidades no raciocínio, na fala e outros podiam participar dessas assembleias. Mas mesmo esses homens dotados que representavam o povo, foram excluídos pelo sofismo, a exemplo de Sócrates, que foi condenado à morte.

Diante desse singelo apanhado histórico, talvez a resposta para a pergunta, que na verdade é uma afirmativa, onde ouvimos muitos de nós dizerem que a política não se discute, um erro por parte da maioria da sociedade democrata, não vivemos há mais de 2.000 mil anos atrás, estamos a progredir. As leis não são as mesmas, a liberdade de expressão já é prevista na maioria das sociedades. Aqui no Brasil, para ser mais precisa, existe uma que nos contempla a essa liberdade (Art. 5º, IX, da CF de 1988).

Indiscutivelmente há um progresso natural, mesmo a passos lentos estamos a caminho e isso se dá porque ainda pensamos como o antes, só que eles na época não usufruíam desses mesmo direitos.

A política democrata é do povo, somos responsáveis pela nossa sociedade. Falar, interrogar, discutir, fiscalizar, é o caminho para o progresso, em o Livro dos Espíritos na pergunta de número 781: “Tem o homem o poder de paralisar a marcha do progresso? R: Não, mas tem às vezes, o de embaraçar.”
Essa frase de que “política não se discute”, é mais um embaraço dos homens, que de acordo com a resposta 781 a) do mesmo livro, sofrerão as consequências do retrogradar a marcha do progresso, assim como todos aqueles em que elegemos para nos representar e usam o poder em benefício próprio, corrompendo-se.

Espíritas! Somos representantes da Boa Nova, temos a missão, de acordo com a reposta 799 (Livro dos Espíritos), destruir o materialismo, ensinando aos homens a solidariedade nos unindo como irmãos. Somos o marco do progresso da humanidade.

Vamos destruir o maior obstáculo do progresso, que nada mais é que: O Orgulho e o egoísmo.
A política se discute mas de forma pacífica e sempre voltada para o bem de todos.

Por: Sheila Matos

Comentários

Postagens mais visitadas