Curiosidade: Tatuagem

A tatuagem é muito mais antiga do que se pensa, diversas tribos utilizavam desenhos corporais por inúmeros motivos.

Por exemplo, alguns povos africanos a utilizam com fins terapêuticos, para introduzir medicamentos diretamente no corpo. A prática também é verificada em ritos de passagem. Em algumas tribos do Sudão, por exemplo, as mulheres são submetidas a três processos de escarificação: aos 10 anos elas marcam o peito, na primeira menstruação é a vez dos seios e, após a gestação, são marcados os braços, as pernas e as costas.

Já na Índia, outro país em que a tatuagem é uma tradição milenar, a desenvolveu também a chamada mehndi, pintura corporal com o pigmento natural de henna. Mas, nesse caso, os desenhos duram no máximo uma semana – por isso a técnica costuma ser usada quase que exclusivamente com fins decorativos, para ocasiões especiais como casamentos,

No Taiti, de acordo com a mitologia da região, foram os deuses que ensinaram aos homens a arte de tatuar – que, por isso, deve ser executada seguindo à risca uma liturgia especial. Aos homens, por exemplo, é permitido tatuar o corpo todo, enquanto as mulheres só podem marcar o rosto, os braços e as pernas. Na Polinésia em geral, a tatuagem costuma ser usada como símbolo de classe social.

Países como Japão, Nova Zelândia também utilizavam desenhos corporais há muitos anos.
Fonte: http://radioboanova.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas