Os animais têm livre-arbítrio?

     595. Os animais têm livre-arbítrio?
—                Não são simples máquinas, como supondes mas sua liberdade de ação é limitada pelas suas necessidades, e não pode ser comparada à do homem. Sendo muito inferiores a este, não têm os mesmos deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material.
     596. De onde vem a aptidão de certos animais para imitar a linguagem do homem, e por que essa aptidão se encontra mais entre as aves do que entre os símios, por exemplo, cuja conformação tem mais analogia com a humana?
       — Conformação particular dos órgãos vocais, secundada pelo instinto da imitação. O símio imita os gestos; certos pássaros imitam a voz.     
       597. Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?
       — Sim, e que sobrevive ao corpo.
       597 – a) Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?
       — É também uma alma, se o quiserdes: isso depende do sentido em que se tome a palavra; mas é inferior à do homem. Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus.
       598. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma?
      — Sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.
      599. A alma dos animais pode escolher a espécie em que prefira encarnar-se?
      — Não; ela não tem o livre-arbítrio.
      600. A alma do animal, sobrevivendo ao corpo, fica num estado errante como a do homem após a morte?
      — Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo.
 Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. É a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito. O Espírito do animal é classificado, após a morte, pelos Espíritos incumbidos disso e utilizado quase imediatamente; não dispõe de tempo para se pôr em relação com outras criaturas.
      601. Os animais seguem uma lei progressiva como os homens?
      — Sim, e é por isso que nos mundos superiores onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios de comunicação mais desenvolvidos. São, porém, sempre inferiores e submetidos aos homens, sendo, para estes, servidores inteligentes.
      Nada há nisso de extraordinário. Suponhamos os nossos animais de maior inteligência, como o cão, o elefante, o cavalo, dotados de uma conformação apropriada aos trabalhos manuais. O que não poderiam fazer sob a direção do homem?

Fonte: “O Livro dos Espíritos” - CAPÍTULO XI - DOS TRÊS REINOS

Por: Laura Lins

Comentários

  1. Eu adorei o tema da semana! Muito importante também vê esse lado dos animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom vê um pouco de cada coisa e quando vemos algo que nos interessa mesmo ir mais a profundo no tema!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas