Em Defesa da Vida (Parte 1)

A vida tem um sentido mais profundo para o Espiritismo – “o mais terrível antagonista do materialismo”, como concluiu o codificador em O Livro dos Espíritos. Essa mesma obra, em sua parte terceira “Das leis morais”, apresenta teorias avançadas para a sua época, especialmente no que concerne ao direito de viver:

Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?
“O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal.”

Nessa ótica ampliada pelo Espiritismo, torna-se possível a compreensão dos ensinos morais do Cristo relacionados com o “levantamento de uma ponta do véu” que é a certeza da imortalidade da alma e do sentido amplo da afirmação do Cristo: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. (João, 10:10.)

A literatura, o estudo e a prática espírita oferecem condições muito amplas para se compreender o valor da vida física e suas relações com a imortalidade da alma.

A vida corpórea deve ser respeitada desde o momento da concepção até o instante da morte natural. Daí serem incabíveis ações como o aborto, a violência, o uso de drogas, a eutanásia e o suicídio. Em realidade, a extinção da vida física provocada e o comprometimento da saúde representam desrespeitos à Lei divina.

Como Espíritos imortais – encarnados – temos compromissos com a valorização e a qualidade de vida, a começar pelo respeito ao próprio corpo:

O corpo é o primeiro empréstimo recebido pelo Espírito trazido à carne.

Deve-se valorizar as condições de saúde orgânica, psíquica e espiritual. A prática da viciação e da dependência de drogas compromete o organismo. Em manifesto contra a legalização da maconha, a FEB alertou:

Sob a ótica espiritual, [...] o Espiritismo alerta para a existência da parte etérica dessa substância, que também é absorvida quando a pessoa encarnada usa a droga, que atua diretamente no corpo perispiritual, provocando lesões, cuja gravidade depende da quantidade e da postura ou da intenção para o uso. Esses males [...] podem se estender, dependendo do comprometimento moral, para outra encarnação, lesando determinado órgão vinculado ao vício.

Fonte: Livro: “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec); “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Allan Kardec); “Conduta espírita” (Waldo Vieira/Pelo espírito André Luiz)
Autor: Antonio Cesar Perri de Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas