A importância da Evangelização Infantil

Quem disse que evangelizar não é importante? Evangelizar é vital! Evangelizar é uma prova de amor para com o legado de Jesus!

Não é segredo para ninguém que a infância carrega consigo as melhores e as piores impressões que o ser levará por toda sua encarnação! É a idade que o caráter é formado e que, por vezes, as principais ligações são estabelecidas, tanto na terra quanto no mundo espiritual!

Crianças são sementes que para se desenvolverem precisam ser regadas, adubadas, postas à luz do sol para que floresçam e deem bons frutos. Assim como as flores, algumas precisam de mais atenção, outras de mais liberdade, algumas de mais conversa, outras de mais silêncio, algumas de mais luz, outras nem tanto... Eis ai o segredo, se é que ele existe, para o sucesso e manutenção dessas crianças em um ambiente religioso, seja ele qual for: atenção e respeito à sua individualidade! Mas, uma coisa que todas têm em comum é a necessidade de uma dose diária de amor, nem que seja em diferentes miligramas.


Não existe receita de bolo para lidar com essas, ora pequenas, milenares almas. Cada uma viveu e vive experiências únicas, que influenciam e muito, na sua forma de enfrentar a vida (a sua e a dos outros). Embora, momentaneamente frágeis e dependentes não podemos esquecer que são espíritos na condição de encarnados e que muito têm a contribuir conosco! Sim, estão na condição de crianças e como tal, precisam de auxílio para sua desenvoltura na vida e é aí que o papel da evangelização faz toda diferença no porvir.

Ensinar é muito importante, mas na evangelização infantil é preciso mais que isso: É necessário estar preparado para aprender mais, todos os dias. A evangelização é uma via de mão dupla onde, às vezes, ouvir é mais importante do que falar, prestar atenção nos detalhes e descobertas que eles fazem, carregados de complexa singeleza e extrema inteligência é uma experiência ímpar. É na evangelização que se aprende o verdadeiro sentido de cooperação e empatia que tanto nos servirá no desabrochar da consciência humana.


Trabalhar na Evangelização Infantil é como estar empregado e atuando em um grande projeto estrutural para uma imensa cidade, onde seu emprego é ser evangelizador, o grande projeto é cada criança e a imensa cidade é toda nossa sociedade. Para que este projeto dê certo, requer estudos, planejamentos, uma execução eficaz e flexível para lidar com o inesperado e muita, muita disciplina. Tal como um emprego formal que muitas vezes enfrentamos pelo suprimento das necessidades básicas, na evangelização a necessidade é outra, mas não menos importante: a de evolução da alma!

Evangelizar é escolha e como tal, para o seu bom desempenho, é tão importante quanto um trabalho formal. Aqui você escolheu estar, agora ou muito antes de encarnar e por ser voluntário requer muito mais disciplina na sua execução e continuidade.

 
O evangelizador que entra numa turma acreditando que irá ensinar, sai com a certeza de que na evangelização não se ensina e sim troca-se muitas experiências e são levantados questionamentos tão surpreendentes que só nos fazem crescer enquanto estudantes da Doutrina Espírita. Essa convivência só faz aumentar a vontade de fazer mais e melhor para esses pequenos grandes Espíritos, aparentemente, na condição de aprendizes, mas que por vezes, eles é que dão o tom da aula. Mas, então para quê evangelizar?

Evangelizar para ter;
Evangelizar para ser;
Evangelizar para evoluir;
Evangelizar para transformar;
Evangelizar para sentir;
Evangelizar para assumir;
Evangelizar para amparar;
Evangelizar para resgatar;
Evangelizar para concretizar;
Evangelizar para amar.
Evangelizar é se doar... por inteiro, de corpo e alma, sem receio ou pudor, mas com muito, muito amor.

Quando você evangeliza uma criança, você melhora um adulto e transforma uma sociedade! Seja um evangelizador de crianças, de jovens e adultos: seja um multiplicador de amor!


Autora: Joseane Pereira, Coordenadora da Infância; Criança Espírita Amélia Rodrigues (CREAR); Núcleo Espírita Telles de Menezes; Salvador (BA)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas