QUESTÕES DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS:

Questão 943. De onde vem o desgosto pela Vida que se apodera de certos indivíduos sem motivos que o justifiquem?

“Efeito da ociosidade, da falta de fé e, muitas vezes, da saciedade. Para aquele que exerce suas faculdades com fim útil e de acordo com as suas aptidões naturais, o trabalho nada tem de árido e a Vida se escoa com mais rapidez. Suporta as suas vicissitudes com tanto mais paciência e resignação, quanto mais age tendo em vista a felicidade mais sólida e mais durável que o espera”.

Questão 944. O homem tem o direito de dispor da sua própria Vida?

“Não, somente Deus tem esse direito. O suicídio voluntário é uma transgressão da Lei Divina”.

Questão 952. Comete suicídio o homem que perece vítima do abuso de paixões que ele sabia que iriam apressar o seu fim, mas às quais não lhe foi possível resistir, porque o hábito as transformou em verdadeiras necessidades físicas?

“É um suicídio moral. Não compreendeis que, nesse caso, o homem é duplamente culpado? Há nele falta de coragem, bestialidade e, além disso, esquecimento de Deus”.

Questão 952-a. Será mais ou menos culpado do que o que tira a própria Vida por desespero?

“É mais culpado, porque tem tempo de refletir sobre o seu suicídio. Naquele que o faz instantaneamente, há, por vezes, uma espécie de desvario, que tem alguma coisa da loucura. O outro será muito mais punido, porque as penas são sempre proporcionais à consciência que se tenha das faltas cometidas”.

Fonte: O Livro dos Espíritos, Allan Kardec.
Por: Laura Lins

Comentários

Postagens mais visitadas