Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Maiores informações podem ser consultadas no texto História do Quilombo de Palmares.

A Doutrina Espírita traz uma nova compreensão do ser humano, ele é visto como um espírito reencarnado em processo de evolução espiritual.

Espírito que iniciou sua jornada nas formas mais simples de existência, aos poucos foi progredindo até atingir os níveis atuais e continuará a fazê-lo até a perfeição moral e intelectual.

Todos temos a mesma natureza, ora reencarnamos em corpos masculinos, ora em corpos femininos. Dependendo da nossa necessidade evolutiva reencarnamos com mais melanina na pele ou com a ausência dela. Mas todos, sem exceção, cada um no seu momento chegaremos da mesma forma à perfeição.

Os progressos ocorrem a medida que o ser vai vivendo experiências diversas e aprendendo que o amor fraterno é a base da lei divina.

Olhando-se por este ponto de vista, o preconceito deixa de ter fundamento.

Raça, credo, situação social, aparência física, e outras características que tem dado margem ao surgimento do preconceito nas sociedades humanas, são transitórias e mudam incessantemente.

“Ao destruir os preconceitos de seita, casta e cor, o Espiritismo ensina os homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos”. Trecho da questão 799 L.E

Comentários

Postagens mais visitadas