Homossexual?

Embora a liberdade e a igualdade façam parte do código de Direitos Humanos, as diferenças muitas vezes não são respeitadas, o que envolve diretamente a questão da orientação sexual.

Embora nos dias de hoje pareça inconcebível acreditar, até 1973 o homossexual foi considerado como uma doença pela Associação Americana de Psiquiatria, e no Brasil somente em 1985 deixou de ser conceituado como um desvio sexual pelo Conselho Federal de Psicologia.

Pode-se dizer que nesse sentido ocorreu uma evolução, pois desde então passou a não ser mais vista pela ciência como doença que necessitava de cura, mas uma orientação sexual diante de uma diversidade de gêneros.

Outro ponto importante foi o reconhecimento pelo Estado das uniões homoafetivas, o que não ocorria antes. O termo homoafetivo foi criado para diminuir a conotação pejorativa que se dava aos relacionamentos entre casais do mesmo sexo.

Embora avanços tenham sido conquistados, em especial com as novas gerações e a constituição de novos modelos familiares, a questão do homossexual tem sido acompanhada ao longo do tempo por muitas dificuldades, medos e incompreensão.

Buscando compreender ainda sobre o homossexual sob a visão espiritual, entende-se que as razões mais profundas para as nossas tendências vão muito além da vida presente, carregando o espírito imortal lembranças marcantes de muitas encarnações, ora como homem, ora como mulher. Essas experiências podem deixar impressões marcantes no espírito e em seus campos energéticos.

Encontramos nas falas de Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier no livro Vida e Sexo: “Obviamente compreensível, em vista do exposto, que o  Espírito no  renascimento, entre os homens, pode tomar um corpo feminino ou masculino, não apenas atendendo­se ao imperativo de encargos particulares em determinado setor de ação, como também no que concerne a obrigações regenerativas”.

Acrescenta ainda: “Observadas às tendências homossexuais dos companheiros reencarnados nessa faixa de prova ou de experiência, é forçoso se lhes dê o amparo educativo adequado, tanto quanto se administra instrução à maioria heterossexual “.

Explica a Doutrina Espírita que vivemos e passamos por diferentes oportunidades de reencarnação com objetivo de progresso, necessitamos ter responsabilidade sobre nossos atos independente da situação.

Outro aspecto que não pode ser esquecido é a família e seu papel no acolhimento amoroso de um filho, seja ele heterossexual ou homossexual o ajudando em suas escolhas para um caminho de crescimento espiritual.

Quanto à postura de cada um diante do próximo, seja qual for a necessidade, deixamos como reflexão o ensinamento do Cristo sobre o não julgamento: “Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós.” (Mateus, VII: 1-2).

Fonte: Blog Mundo Maior

Comentários

Postagens mais visitadas