O que é Autoestima?


A autoestima é um conjunto de crenças que alimentamos em relação a nós mesmos, influenciando, consideravelmente, a maneira de nos percebermos interna e externamente. Representa, assim, algo de importância capital em nossa vida, porque essa percepção particular, que tanto pode ser positiva como negativa, tende a nos conduzir a muitas vitórias ou a vários fracassos e derrotas.

Entretanto, podemos constatar que esse ponto de vista que cada um tem de si, nem sempre, corresponde à realidade. Como exemplo, temos o complexo de inferioridade que se manifesta em certos jovens. Alguns deles alimentam uma autodesvalorização tão intensa, sentindo-se feios ou inferiores, em virtude de características que não aceitam em si mesmos: altura, cabelo, forma física, temperamento, e etc. Com isso, admiram artistas, sonham com os cabelos, nariz, forma física e carisma dos outros, sem conseguirem perceber que também possuem suas próprias qualidades, inteligência e beleza.

A Doutrina Espírita, porém, ensina que todos os espíritos, por conta das encarnações anteriores, quando nascem, já trazem sua própria bagagem espiritual, cujo conteúdo é variável para cada um deles. Aqueles que vivenciaram situações difíceis e traumatizantes, por certo, serão as crianças e os jovens com problemas mais complexos a serem resolvidos, requisitando, dos pais, maior cota de paciência, compreensão e conhecimentos. E, infelizmente, nem sempre estes conseguem perceber, em tempo hábil, a melhor maneira de orientar o reequilíbrio mental e emocional de seus filhos. Outros espíritos, por possuírem uma bagagem existencial mais amena, não apresentam tantas dificuldades íntimas, e, com isso, conseguem sustentar sua autoestima em nível mais elevado. Decerto conhecemos lares em que algumas crianças são, intimamente, muito mais saudáveis que os próprios irmãos.

Comentários

Postagens mais visitadas