A importância da Evangelização:
Na pergunta 383 de “O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec faz a
seguinte pergunta:
383. Qual, para este, a utilidade
de passar pelo estado de infância?
R: “Encarnado, com o objetivo de
se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às
impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que
devem contribuir os incumbidos de educá-lo.”
Como
adendo, José Herculano Pires insere uma nota na qual revela que os pais e os
professores espíritas devem ponderar sobre este item e os que lhe seguem.
Segundo ele, o “Espiritismo vem abrir um novo capítulo da psicologia infantil e
da pedagogia, mostrando a importância da educação da criança não apenas para a
vida, mas para a sua própria evolução espiritual”.
Diante
disto, o Departamento de Evangelização da União das Sociedades Espíritas (USE)
– Intermunicipal de Santos, promoveu seu primeiro curso de capacitação de
monitores de Evangelização.
O
educador e espírita Leopoldo Machado, já desencarnado, assinala que a educação
da infância é a maior obra do Espiritismo. A Doutrina
Espírita representa, hoje, elevada escola de educação do Espírito, a serviço de
Jesus, com a grandiosa tarefa da edificação do Reino de Deus na Terra, reino
este que se inicia no interior de cada um.
O
que se faz na área da infância e juventude sob a denominação de Evangelização
Espírita Infanto-Juvenil é a difusão do conhecimento espírita e da moral
evangélica pregada por Jesus, que foi apontado pelos Espíritos Superiores, que
trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade.
Como
a preocupação não é somente com a transmissão de conhecimentos, mas sobretudo
com a formação moral; e como a formação moral se inspira no Evangelho, pareceu
mais apropriada a denominação da Evangelização Espírita dada a esta tarefa, por
expressar, na sua abrangência, exatamente o que se realiza em nossos
grupamentos de crianças e jovens.
O
ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais
trabalhamos em nossas aulas. Esses conhecimentos são levados aos alunos através
de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o
aluno reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se
efetiva a aprendizagem real.
Precisamos
entender a Evangelização como sendo a melhor contribuição que pode ser
oferecida ao espírito encarnado em seu processo evolutivo. Quem instrui, oferece meios para que a mente alargue a compreensão
das coisas e entenda a vida. Quem educa, cria os valores ético-culturais
para uma vivência nobre e ditosa.
Quem
evangeliza, liberta para a Vida feliz. A criança evangelizada torna-se jovem
digno, transformando-se em cidadão do amor, com expressiva bagagem de luz para
toda a vida, mesmo que transitando em trevas exteriores.
Bezerra
de Menezes nos diz que “a criança que se
evangeliza é o adulto que levanta no rumo da felicidade porvindoura”. Educar, pois, dentro da concepção Espírita
não é só oferecer os conhecimentos do Espiritismo como também envolver o
educando numa atmosfera de responsabilidade, de respeito à vida, de fé em Deus,
de consideração e amor aos semelhantes, de valorização das oportunidades
recebidas, de trabalho construtivo e de integração consigo mesmo, com o próximo
e com Deus.
Fontes: http://www.redeamigoespirita.com.br.
Por: Laura Lins
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