Livro - Religião dos espíritos:
No suicídio intencional, sem as atenuantes da moléstia ou da ignorância, há que
considerar não somente o problema da in‑
fração ante as Leis Divinas, mas também o
ato de violência que a criatura comete contra si mesma, por meio da premeditação
mais profunda, com remorso mais amplo.
Atormentada de dor, a consciência desperta no nível de sombra a que se precipitou,
suportando compulsoriamente as companhias que elegeu para si própria, pelo tempo
indispensável à justa renovação. Contudo,
os resultados não se circunscrevem aos
fenômenos de sofrimento íntimo, porque
surgem os desequilíbrios consequentes nas
sinergias do corpo espiritual, com impositivos de reajuste em existências próximas.
É assim que, após determinado tempo
de reeducação, nos círculos de trabalho
fronteiriços da Terra, os suicidas são habitualmente reintegrados no plano carnal, em
regime de hospitalização na cela física, que
lhes reflete as penas e angústias na forma
de enfermidades e inibições.
Ser-nos-á fácil, desse modo, identificá-los, no berço em que repontam, entre mostrando a expiação a que se acolhem.
Os que se envenenaram, conforme os
tóxicos de que se valeram, renascem trazendo as afecções valvulares, os achaques
do aparelho digestivo, as doenças do sangue e as disfunções endocrínicas, tanto
quanto outros males de etiologia obscura;
os que incendiaram a própria carne amargam as agruras da ictiose ou do pênfigo; os
que se asfixiaram, seja no leito das águas ou
nas correntes de gás, exibem os processos
mórbidos das vias respiratórias, como no
caso do enfisema ou dos cistos pulmonares; os que se enforcaram carreiam consigo
os dolorosos distúrbios do sistema nervoso,
como sejam as neoplasias diversas e a paralisia cerebral infantil; os que estilhaçaram o crânio ou deitaram a própria cabeça sob
rodas destruidoras, experimentam desarmonias da mesma espécie, notadamente
as que se relacionam com o cretinismo, e
os que se atiraram de grande altura reaparecem portando os padecimentos da distrofia
muscular progressiva ou da osteíte difusa.
Segundo o tipo de suicídio, direto ou
indireto, surgem as distonias orgânicas
derivadas, que correspondem a diversas
calamidades congênitas, inclusive a mutilação e o câncer, a surdez e a mudez, a
cegueira e a loucura, a representarem terapêutica providencial na cura da alma.
Junto de semelhantes quadros de provação regenerativa, funciona a ciência médica
por missionária da redenção, conseguindo
ajudar e melhorar os enfermos de conformidade com os créditos morais que atingiram ou
segundo o merecimento de que disponham.
Guarda, pois, a existência como dom
inefável, porque teu corpo é sempre instrumento divino, para que nele aprendas a
crescer para a luz e a viver para o Amor, ante
a glória de Deus.
Fonte: XAVIER, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel Religião dos espíritos. Cap. 48
Por: Laura Lins
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