4° Princípio:
4° Princípio:
.
"Substância semimaterial que serbe de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo." (LE 135, item 3º)
.
Os Espíritos haurem o seu perispírito no meio onde se encontrem, quer dizer que este envoltório é formado de fluidos ambientes; disso resulta que os elementos constitutivos do perispírito devem variar segundo os mundos (A Gênese, Cap. 14, Itens 7 e 8)
.
O laço ou perispírito, que prende ao corpo o Espírito, é uma espécie de envoltório semimaterial (LE - Introdução. Item 6)
.
É por meio do perispírito que o Espírito faz os médiuns escreverem, falarem ou desenharem; não possuindo corpo tangível para atuar ostensivamente, quando ele se quer manifestar, o Espírito serve-se do corpo do médium, de cujos órgãos se apossa, fazendo-os agir como se fossem seus, por um eflúvio com que ele os envolve e penetra (O que é o espiritismo. Cap. 2. Item 30)
.
Para nós, o perispírito, no seu estado normal, é invisível; mas, como é formado de substância etérea, o Espírito, em certos casos, pode, por ato da sua vontade, fazê-lo passar por uma modificação molecular que o torna momentaneamente visível. É assim que se produzem as aparições, que não se dão, do mesmo modo que os outros fenômenos, fora das leis da Natureza. Nada tem esse de mais extraordinário, do que o do vapor que, quando muito rarefeito, é invisível, mas que se torna visível, quando condensado. (A Gênese. Cap. 14. Item 35)
.
O perispírito é o veículo das nossas emoções. O Espírito pensa , o perispírito transmite o impulso, o corpo físico executa. Da mesma forma, as sensações que vêm de fora, recebidas através dos sentidos, são levadas ao Espírito pelos mecanismos perispirituais. É o perispírito que preside à formação do ser, funcionando como molde, a ordenar as substâncias que vão constituir o corpo físico. (Diálogo com as sombras. Cap. 12. Hermínio C. Miranda)
.
P.E.: "Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual." (1CO 15:44)
.
🔖Obs.: "Eu tenho valores que conseguem agasalharem-se em minha alma. Por isso somos convocados a um processo de perseverança na luta redentora." (Honório)
.
.
Comentários
Postar um comentário